COACHING E ACONSELHAMENTO: UMA EXPERIÊNCIA EM DESENVOLVIMENTO GERENCIAL

Supervisão: Profa. Sylvia Mara Pires de Freitas  
Acadêmicas: Elaine Regina de Freitas
Marina do Carmo Moreti
Patrícia dos Santos L. Gasquez
Simone Aparecida de Mello
Vanessa Milani

INTRODUÇÃO

Este trabalho refere-se ao projeto de Orientação Gerencial, realizado durante o Estágio Supervisionado em Psicologia Organizacional, no ano letivo de 1999, em uma empresa de médio porte, do ramo de embalagens plásticas, na cidade de Maringá, Estado do Paraná.

DESENVOLVIMENTO

O trabalho teve como objetivo geral  proporcionar ao gerente geral e ao chefe de produção, reflexões e orientações acerca de suas habilidades em lidar com seus próprios problemas, de ordem pessoal e profissional e de os de seus funcionários, que reflitam diretamente na produção da empresa.

Para tanto foi utilizado como instrumento de apoio, questionários sobre coaching e aconselhamento, do livro de Minnor (1997), sendo aplicados ao gerente geral e ao chefe de produção por duas estagiárias, que os acompanharam, respectivamente, por todo o processo.

A partir das respostas obtidas, as estagiárias retomavam os tópicos abrangidos por cada questionário, e levantavam questões que pudessem provocar em ambos, reflexões sobre suas atitudes enquanto coachings e "conselheiros". Concomitantemente os orientavam para um melhor desenvolvimento dessas habilidades.

Foi aplicado também, nos funcionários, um questionários que objetivava conhecer a opinião desses, referente as essas habilidades específicas do gerente geral e do chefe de produção. As respostas dos funcionários foram equiparadas com as de ambos, o que possibilitou um confronto entre a auto-imagem idealizada que tinham de si (gerente geral e chefe de produção) e a que efetivamente passavam para seus funcionários.

CONCLUSÃO

O resultado desse processo, possibilitou a realização de feedbacks e reflexões sobre as contradições encontradas, proporcionando aos líderes, uma melhor conscientização sobre o ideal de imagem que possuem de si próprios, o qual impede de perceberem-se de forma mais realística e assim, poderem corrigir possíveis equívocos que dificultam a obtenção de um melhor desempenho gerencial e, consequentemente, melhorar a dinâmica da organização.

Uma vez realizadas as intervenções com o gerente geral e o chefe de produção, sugerimos para o ano letivo de 2000, a formação de um grupo de discussão, agora com os funcionários, para instrumentalizá-los, a fim de poderem autogerir os conflitos advindos nas relações de trabalho.

REFERENCIAL TEÓRICO

Araujo, A. (1999) Coaching: um compromisso com resultados e realização. Acesso em < www.guiarch.com.br/ página 22D.html>

Bowditch, J.L. & Buono, A. Elementos de comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira, 1992.

Chiavenatto, I. Recursos humanos na empresa. Vol.5, São Paulo: Atlas, 1991

Codo, W. & Lane, S. Psicologia Social - o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 1985.

Fleury, A.C.C.Organização do trabalho. (Vargas, M.- Org). São Paulo: Atlas, 1983

Fleury, M.T.L. e Fischer, R.M. (Coord.) Processo e relações de trabalho no Brasil. São Paulo: Atlas, 1985

Lapassade, G. Grupos, organizações e instituições. (Torres, O.L.S., Org. ) Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995

Minnor, M. Coaching e aconselhamento - Um guia prático para gerentes - Um plano passo-a-passo para o sucesso. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997

Moscovici, F.Desenvolvimento Interpessoal: treinamento em grupo. Rio de Janeiro: LTC, 1982